2.3.05

os melhores amigos do mundo!


fotografia castelo de vide, 2004


... quando era pequenina, entre as coisas de criança, entre ser bailarina e policia, médica e pintora, bombeira e jornalista, queria ter uma profissão que ainda hoje não sei qual é: queria fazer um mundo melhor, como se na altura soubesse o que isso era, melhor que hoje, tão simples a simples forma de ser criança. acreditava que um dia ia conseguir ajudar os pobrezinhos todos, acho que porque me fazia uma confusão dos diabos "porque é que eles não iam levantar dinheiro, se aquela maquina dava sempre dinheiro a toda a gente!", sonhava com os meninos que estavam na guerra, sonhava que os levava a passar ferias a todos, ferias da guerra, porque estavam lá e não queriam e choravam e tinham fome (ainda têm, não os mesmos, talvez os filhos, dos mesmos), acreditava, não sei bem porquê, que um dia, um dia, ia conseguir ser alguém, alguém que ia ajudar, (sempre "me achei")! como se pudesse mudar o mundo com estas duas mãozinhas...
hoje continuo a acreditar nesse sonho "de criança". continuo a não saber qual é a profissão, mas começo a acreditar que se chama "ser" humano e que é trabalho a tempo inteiro. que se chama existir. como amigo, desconhecido, "inimigo", perto, longe, perto, perto, perto dos outros! hoje tenho dias em que consigo fazer o trabalho que sonhei a toda a hora. cresci, sei la como. devo-o, claro, pela força que (re)carrego nos seus sorrisos, como tantos outros sonhos e saltos, aos melhores amigos do mundo, os que tenho nos abraços que levo comigo em toda a parte. quando construo sonhos reais ou imaginários, quando sou útil e ser humano, quando sou pequenina à procura do que sonhei ainda mais pequenina, em toda a parte em todo o tempo. os melhores amigos do mundo!

um abraço para quem são, Pipa

ps- hoje sei, também, e também por voces, que um sorriso é muitas vezes mais importante que todo o dinheiro e tantas palavras, quando queremos ser assim, "humanos" a tempo inteiro...

11 comentários:

Unknown disse...

ADORO-TE! Tenho tantas, tantas saudades tuas...

Anónimo disse...

Já leio este blog à algum tempo, mas nunca comentei.. limitava-me a ler, em silêncio e absorver as tuas bonitas palavras.. este post, entre outros tocou-me particularmente.. para muita gente a pobreza é apenas um detalhe que faz parte do mundo e para muitos os amigos são acessorios de conveniencia..
Continua a banhar-te de amizade.. ela está cada vez mais em extinção ou a perder o seu valor! Mantem sempre esses ideais que admiro!

um beijinho..

Anónimo disse...

É oficial...estou apaixonado!

disse...

leio este blog todos os dias.fica nos meus todososdias.blogspot.com. ainda mais agora, que não tenho conseguido estar tanto ctg e de sinto muito mais a tua falta. no fim de semana tomamos café, fico à espera d uma sms*coisas boas para quem já é, com todo o "ser" que isso implica

pipa disse...

obrigada a quem escreveu...amigos...:)

vou aos velhinhos hoje, ser ser humano intensamente durante umas horas. comover-me e crescer.

gostava tanto de ver todos os lares cheios de voluntários, todas as prisões, todas os bairros que precisam de ajuda (porque nestas coisas, nunca é demais, nunca), gostava tanto de não ver tantos olhares tristes e solitários entre as pessoas...

e lá... lá: sou. e sou fora dos probleminhas do dia a dia que limitam as nossas precepçoes. as vezes sinto-me a mais ou pouco entendida nos assuntos do lar, não sou perfeita: longe disso... mas com um sorriso recebido passa tudo. é bom, aconselho seriamente a quem tem a "cabeça feita num 8", a entregar-se por um bocadinho que seja aos outros, melhora tanto!

Anónimo disse...

Lá está.. voluntariado é das melhores entregas que podemos dar.. nunca o fiz mas sinto imensa vontade.. talvez não saiba por onde começar.. não tenha as indicações certas para o fazer! Parabéns pela iniciativa!

costumas ir aos lares como voluntaria, sozinha?

um beijinho

pipa disse...

hmmm... não, eu faço parte da associação de apoio social da univesidade lusíada e lá, vamos vários grupos para diferentes acções.
mas força, há milhares de sitios onde te podes dirigir para fazer voluntariado. ou indo directamente aos sitios (onde tenho a certeza que não vão rejeitar uma ajuda) quer hospitais, quer lares, banco alimentar, igrejas, etc... ou procurando associações já existentes para esse fim, neste site tens algumas delas para diferentes campos http://mcg.no.sapo.pt/vol/, ou, como a associação de apoio da universidade lusíada onde estou, enquanto "grupo de jovens" ligado à igreja, tens alguns também, cupav(http://cupav.blogspot.com/), gasnova(http://gasnova.no.sapo.pt/), movimento de serviço à vida (não sei o contacto...), leigos para o desenvolvimento (http://www.ecclesia.pt/leigos/) não é de jovens maioritariamente e onde se faz também voluntariado internacional como na AMI, e mais por aí espalhados...

espero ter ajudado nalguma coisa e boa sorte, vai à luta, as recompensas são sempre melhores.

Anónimo disse...

Obrigadissima Pipa..claro que ajudaste! vou visitar esses sites e por mãos à obra.. Preciso mesmo de quebrar a monotonia que me envolve e não há nada melhor do que fazer alguém feliz...
Às vezes parece que os meus sonhos tendem a estagnar mas sim irei à luta..Obrigada pela força!
Muita força também para ti!

pipa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
pipa disse...

tambem tinha essa sensação de que fazendo voluntariado estaria a fazer alguém feliz, mas depois, e não sei se acontece com toda a gente ou se é so comigo, não é essa a sensação que fica, ou seja: muito mais forte é a nossa sensação de recompensa, muito maior é a sensação de impotência perante muitas situações, muito mais é aquilo que aprendemos, aquilo que crescemos, aquilo que nos dão, muito maior é... a nossa sensação de amor (porque é mesmo, mesmo, amor!) ao proximo, do que propriamente ve-los felizes com a nossa presença, felizes, eles seguem as vidas deles e nós somos só alguém que os ajuda como uma coisa normal (que devia ser ainda mais normal no mundo)... claro que tira-los do choro ou ve-los sorrir, ou, quando já não têm forças apertar-nos as mãos com o maior calor que têm é a maior das recompensas... isto é a minha sensação, quando acabo de vir de lá, e sinto sempre isto.
"anonimo": sonhos estagnados é que não... o sonho tem de ser uma "constante da vida", bora lá que o mundo precisa de nós. :) faz-nos bem, vais ver.

Anónimo disse...

Tens toda a razão. Esse amor tão forte e genuino, assim como o nosso crescimento pessoal são tao importantes.. a tal recompensa..
..E é triste saber que aquela "felicidade" é apenas momentanea.. Não lhe podemos tirar a dor, o sofrimento.. mas apenas atenua-la, naquele momento.
Tens razão.. parar de sonhar é deixar de viver!obrigada pela força =)