8.2.05

gente

vim só dizer que... gosto de voces!!

gosto TANTO de pessoas, de GENTE!

há situações em que me faço lembrar a minha avó. não conheci pessoa que gostasse mais de pessoas na vida. e cá estou eu por vezes, embasbacada com o meu gostar, de "pessoas"! pessoas, as que passam por mim na rua, ou os amigos que são um bocadinho "d'eu mesma", as que estão no outro banco do comboio, as que dormem nas ruas frias ou as que estao nos melhores hoteis, as que são felizes ou as que sofrem um bocadinho, ou muito... pessoas, de todas as cores, idades, jeitos, gestos, pessoas. dou por mim com um pedacinho do que foi a minha avó e as pessoas da vida dela. a sofrer com eles, ou feliz por eles, a querer ajudar, ou a ser vencida pela preguiça... pessoas!

fico com vontade de abraçar o mundo...

1 comentário:

Mar disse...

Achei giro o teu comentário... ainda outro dia comentava com os meus pais, já não sei a propósito de quê, que adorava pessoas. Que adoro conversar com as pessoas, ouvir o que elas têm para me dizer... sou capaz de ficar horas a ouvir uma pessoa falar... afinal, todas as pessoas têm histórias tão ricas... cada pessoa é tanto, tem tantas coisas lá dentro... coisas mais felizes ou mais tristes... às vezes dou por mim embalada apenas a ouvir alguém falar... de repente já não existe nada à minha volta, não há paredes, não há chão, nem tecto... apenas a voz daquela pessoa e as palavras que vai dizendo... as palavras que me levam aos sítios que ela conta, que me fazem imaginar cenários e rostos... é sempre assim... quando ouço alguém falar, tenho sempre tendência de ir viajando por entre sons e cores, paisagens, cenários... há sempre algum contexto onde encaixo todas aquelas histórias... É isso mesmo, nem sei definir de outra maneira: gosto de pessoas... e, talvez por isso, como dizia outro dia aos meus pais, no seguimento dessa conversa, não me imgagino um dia inteiro fechada num escritório nem a trabalhar num sítio onde não pudesse ter contacto com as pessoas ou esse contacto fosse muito fugaz... acho que no fundo é mesmo por isso que escolhi psicologia... não para ajudar as pessoas, porque só se ajuda quem de facto quer ser ajudado e acredito mais que são as próprias pessoas que se ajudam a elas próprias (nós só as ajudamos a descobrir o caminho), mas sim para poder conviver com as pessoas, conhecê-las, ouvir aquilo que elas têm para contar... Não sei se isso vai ou não fazer de mim uma boa psicóloga (gostava que fizesse)... mas sei que escolhi a profissão ideal.. porque eu gosto mesmo de pessoas e de as ouvir falar... e ainda mais giro do que estar num gabinete à espera que as pessoas venham ter connosco e ir para o contexto (neste momento estou no desporto, mas tanto faz), para um qualquer contexto e fazer percurso inverso: ir eu ter com as pessoas, levá-las a falarem, em vez de esperar sentada que decidam que o querem fazer... é mais desafiante e, como é mais díficil, bem mais saboroso... Beijinhos!