15.1.05

sobre a asul

mas das ultimas vezes foi diferente. fomos com pressa na mesma, como sempre, mas sem medo. eu fui sem medo. a asul não morde. acho que já conhecemos de cor as orações e as coisas duras e leves e fortes e frágeis que nos vão dizer: aqueles que acreditam mais do que nós. Mais do que eu. gosto tanto de ir, confesso. gosto ainda mais de ser do contra. gosto demasiado de pôr tudo em causa, num dos ambientes mais seguros e confiantes e crédulos que ja conheci. Às vezes sinto-me uma aberração: por andar ao contrário. por acreditar noutros conceitos diferentes- que na essência são tão iguais- sinto que eles não sabem, e sinto que eles sentem que eu não sei os que eles sentem: e isso é fantástico! às vezes há vezes em que fico só a ouvi-los, e ouvi-los só é bom. sabe a abrigo. eles são certos nas coisas deles, pequeninos e grandes, fazem coisas de gente boa: constroem mundos melhores. eles são pequeninos como eu, cheios de vontades que se tornam reais porque somos pequeninos e não distinguimos os sonhos da realidade. não há maneira de ser mais feliz do que sermos criança para sempre. às vezes, há vezes em que me confundo com eles. acho que há qualquer coisa nessas vezes que me enche,que faz sentir melhor quando preciso. mas é mais do que essencial pôr tudo em causa. é demasiado forte para se aceitar sem saber bem o que é: esse conceito esquisito de religião que sabemos existir certo desde sempre. até sermos crescidos e pensarmos e duvidarmos de tudo. até sermos ainda mais crescidos e voltarmos atrás nas roturas que fizemos quase sem pensar. (re)começar. Quero começar a ajudar os outros -no verdadeiro sentido da palavra, preciso disso para viver melhor: como um elixir, ou, uma espécie de missão. escrevo para me afirmar que 'tou lá': mesmo que me confunda cada vez mais com eles (os grandes que são pequeninos) ou que me perca das suas teorias tão certas. a asul tem-me feito bem. gosto deles e gosto de os ouvir. há uma energia maior no espaço vazio que sobra de nós: sente-se à distância. estar perto tem-me feito acreditar mais num mundo melhor. ter a certeza que existe: e tão perto do perto que somos nós.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo depois de saber que o teu silêncio esconde uma data de coisas lindas e profundas, fico incrédulo com o que sentes, com a maneira como vês as coisas. Acho que no fundo fico incrédulo por veres de uma maneira que compreendo tão bem, tão parecida com a minha.
Também estou a gostar imenso da asul, estamos os dois um bocadinho á nora, só um bocadinho a tactear o terreno, e gosto dos teus olhares cumplices de "Nema" quando estamos em silêncio. Também acho importantissimo o que disseste sobre questionar tudo, não aceitar sem pensar bem no assunto por ser uma coisa tão forte. Acho que se não te tivesse a ti para conspirar acerca das nossas duvidas e reservas já me tinha afastado, mas tens-me ajudado a perceber ~só é preciso concordar no essencial e o resto quem sabe... Vem com o tempo né? acho que como eles disseram o importante é não fechar o coração!

Prometo que para a proxima vez vamos com mais tempo, isto claro, se saires de casa QUANDO EU MANDO O TOQUE, e não dez minutos depois =P (a brincar)

p.s. Se formos esta quarta lá aos velhinhos vamos REALMENTE estar a complicar as nossas vidas como se dizia naquela oração!!!!!!!!!

Anónimo disse...

já estava para vir ver o teu blog ha umas semanas e adiei sempre. que bom que foi vir e deparar-me com um post a falar da asul, algo com que me identifico tanto!é bom ver-te lá,ver pessoas como tu na asul. que bom que é ver-te aberta a este desafio, e o segredo é mesmo esse, é deixarmo-nos ir, sem medos, sem barreiras, irmos completamente livres, deixar tudo, entregar tudo, e ESTAR! mesmo que algumas coisas não façam sentido à primeira, tal como a oraçao que ouviste lá no outro dia, mesmo que te sintas diferente daquele ambiente... fica. está. e aos poucos vais-te apercebendo que afinal não és assim tão diferente, que afinal ha muita coisa que faz sentido, so temos é de dar o nosso tempo. e confiar.
vais começar agora um outro grande desafio... ajudar os outros. nada te vai fazer sentir melhor que estar com aquela gente e sentires-te util cada segundo que estas la. é como que sentir um bocadinho do Céu!! o que se pode querer mais?!
um grande beijinho e até à actividade, até à asul.

pipa disse...

nez? obrigada, pelas palavras, pelo incentivo, entusiasmo, fé, amizade.

Anónimo disse...

pois é... esqueci-me de assinar... não tens nada que agradecer. ate porque não sou mais que eu. continua assim pipa. vais sentir que és mesmo igual a qualquer um dos que encontras ou estás às 5ªfeiras e nos velhinhos.
um grande beijinho, nez