16.12.04

Natal dos hospitais

Acho que foi a primeira vez que vi 5 minutos do Natal dos Hospitais. Pelo contrário do que possa parecer, não tenho nada contra os senhores que estão ali a sofrer com todo o tipo de doenças. no ano passado estive em s.josé enquanto dava este programa, lembro-me perfeitamente. a minha avó não tinha paciência para estes programas, eu ria-me com ela nas nossas cumplicidades, não precisava dizer nada para eu ser a certeza de que a vida dela estava era cá fora. as colegas de quarto era só o que queriam ver, havia para lá uma luta... Lá descobri porque é que o programa se mantém de ano para ano. Acho que para quem está deitado numa cama de hospital durante muito tempo, qualquer animação diferente é boa.
Mas, porquê é que o natal dos hospitais é sempre tãããão deprimente, tãããão mal apresentado, tãããão feio em cenários, tãããão pouco apelativo e com taaaantos convidados que não interessam nem ao menino??!
Este ano houve uma excepção, os quadrilha. Aprendi a gostar de alguma maneira. E confesso que estes 5 minutos que vi pela primeira vez na vida, tiveram um culpado, chamado Bento. O Bento é pequenino, quase se esconde atrás da sua bateria. Mas consegui vê-lo. Pequenino e cheio de vontade. Valente. Atrás do seu sonho. O Bento. Dei-lhe um tempo meu e sei que estou agora menos em divida, as saudades ficaram um bocadinho mais pequenas.

3 comentários:

pipa disse...

Ok, sou pequenina e sou uma arrastada pelo novo século. confesso que nunca tive o habito de assistir ao natal dos hospitais em familia.... e quem, como tu, assistiu e tem memórias desse tempo, deve no minimo sentir carinho. o mesmo carinho que sinto pelos jogos sem fronteiras, esses sim, faziam parte do serão de sexta feira a noite, sendo quase o acontecimento mais esperado da semana. mas vais concordar comigo que a cada ano que passa o natal dos hospitais está pior... :) ou não? aposto que já não o vês desde esse tempo de miudo e de memórias...

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Por acaso concordo com o Jorge. Tenho boas memórias do Natal dos Hospitais... sem hospitais, mas algumas vezes com o nariz mais a pingar que em outras.
Tenho memórias de ficar em casa à tarde nesse dia, enrolada numa manta com a minha Avó a tomar conta de mim.
Nessas alturas o natal era Natal. Natal a sério. Sabia-me a Natal.. e o Natal dos Hospitais era bem divertido. Diria que, para quem tem 5 anos e gostava de ver muita gente a cantar e fazê-la rir, o Natal dos Hospitais e o Festival da Canção eram os 2 acontecimentos do Ano. Ainda apanhei uns anos de Sequim de Ouro, sempre no dia 1 de Janeiro, mas nunca me convenceu muito, tirando as partes do Topogigio.
A minha mãe conta, que um ano, a ver o Natal dos Hospitais parti a cabeça de tanto dançar e correr à volta da mesa. Eu não era propriamente a criança mais sossegada e lembro-me que aquele dia era normalmente um dia de festa.
Naquela altura em que só havia 2 canais, lembro-me que os momentos altos do Natal dos Hospitais eram com o Herman e o Serafim Saudade, o Julio Isidro e o Raul Solnado e o Avô Cantigas. E a música. Nessa altura os bons cantores iam ao Natal dos Hospitais e parecia não terem vergonha por isso...
Enfim.. hoje quando revi o Natal dos Hospitais, não me disse muito, é verdade, mas deu-me uma saudade enorme das tardes que passava com a minha avó. Até aquelas em que partia a cabeça...(sim foi mais que uma vez...)